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SINOPSE
Cinco crianças, cinco religiões, (quase) cinco minutos é um curta metragem que nos leva a refletir as diferenças étnicas e religiosas. Mostrando muitas semelhanças entre o hinduísmo, judaísmo, islamismo, cristianismo e o budismo, desde os rituais feitos antes de ir às celebrações religiosas até a forma como celebram seu Deus (ou Deuses), porque o princípio fundamental de toda religião é o mesmo: o amor.
PRODUZIDO POR: dupla The Mercadantes
Música: "The Third Paradise" por Massage Tribe (Google Play)
Proposta Pedagógica
Tema: O conflito na relação interpessoal
Objetivos:
- Estimular uma reflexão sobre a maneira com que cada aluno costuma se relacionar com os demais;
- Conscientizar a diferença entre expressar os próprios sentimentos e respeitar o espaço de individualidade próprio e o do outro.
Trabalhar individualmente e em duplas a interpretação do curta e um texto(aqui propomos um credo para minhas relações com os outros) sobre o assunto que serão "traduzidos" em carta.
Questões norteadoras:
- Qual a diferença entre tolerância e respeito?
- Como vocês entendem o que o autor menciona sobre valer-se do poder ou da autoridade para resolver um conflito? Deem um exemplo disso em um relacionamento.
- Escreva uma carta endereçada ao "outro", aquela pessoa que é diferente de você. Fale sobre o vídeo e sobre o que você entendeu das conversas e materiais desenvolvidos na sala, procurando propor um diálogo e uma convivência sadia.
Texto complementar (para leitura compartilhada)
O Credo do Bom relacionamento
L l - Você e eu temos uma relação que valorizo e desejo conservar.
L2 - Cada um de nós é uma pessoa à parte, com necessidades particulares e com o direito de satisfazer essas necessidades.
L3 - Quando você estiver com dificuldades em satisfazer suas necessidades, procurarei escutar você com aceitação verdadeira para facilitar que encontre uma solução, em vez de depender das minhas.
L4- Também respeitarei seu direito de escolher as próprias crenças e de desenvolver os próprios valores, mesmo que sejam diferentes dos meus.
L5- No entanto, quando seu comportamento interferir com aquilo que eu preciso fazer para satisfazer minhas próprias necessidades, aberta e honestamente eu direi de que forma estou sendo afetado, confiando que você respeitará meus sentimentos o suficiente para procurar modificar aquele comportamento que é inaceitável para mim.
L6- Do mesmo modo, quando algum comportamento meu for inaceitável para você, espero que, aberta e honestamente, você me fale sobre os seus sentimentos; irei escutar e garanto que procurarei modificar aquele comportamento.
L7- Quando houver momentos em que nenhum dos dois puder modificar um comportamento seu para satisfazer as necessidades do outro, reconheceremos que temos um conflito de necessidades que precisa ser solucionado.
TODOS. Vamos nos comprometer, então, a resolver esse conflito, sem que nenhum dos dois precise recorrer ao uso do poder ou da autoridade para procurar ganhar enquanto o outro perde. Respeito suas necessidades, mas também respeito as minhas. Assim, esforcemo-nos sempre para buscar uma solução que seja aceitável para ambos. Suas necessidades serão satisfeitas, mas também o serão as minhas. Ninguém perderá. Ganharemos os dois. Dessa maneira, podemos continuar a nos desenvolver como pessoas. E assim teremos uma relação saudável, através da qual cada um de nós procurará converter-se em tudo aquilo que é capaz de ser, e poderemos continuar a nos relacionar com mútuo respeito, amor e paz.
(texto de Thomas Gordon)
O QUE FOI TRABALHADO?
Português:
- Recitar ou ler em voz alta textos poéticos breves, previamente preparados;
- Perceber a distinção entre definir e exemplificar;
- Definir conceitos (explicá-los com as próprias palavras);
- Gênero textual (carta).
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Educação para jovens e adultos - Proposta curricular 1º segmento/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 2001. 3 ed.
SUÁREZ. Oscar. Oficinas para crescimento em grupo. São Paulo: Paulinas, 2001. (coleção ética e valores)
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