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Tapete Vermelho


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 Sinopse  

Um homem parte em viagem com sua esposa e filho para cumprir uma promessa: mostrar ao garoto um filme de Mazzaropi em uma sala de cinema. 

Ficha Técnica
Título Original: Tapete Vermelho.
Origem: Brasil, 2006.
Direção: Luiz Alberto Pereira.
Roteiro: Luiz Alberto Pereira e Rosa Nepomuceno.
Produção: Ivan Teixeira e Vicente Miceli.
Fotografia: Uli Burtin.
Edição: Júnior Carone.
Música: Renato Teixeira.
Classificação: 10 anos
Gênero: Drama

::.. Elenco ..::
Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes, Paulo Betti, Débora Duboc, Paulo Goulart, Cássia Kiss, Cacá Rosset, Yassir Chediak, Fernanda Ventura, Manoel Messias, André Ceccato, Martha Meola, Cacá Amaral, Cid Maomé, Delmon Canuto, Duda Mamberti, José Antônio Nogueira, Zé Mulato e Cassiano.


Site Oficial
http://www.filmetapetevermelho.com.br



COMENTÁRIO PESSOAL

   O filme enfoca uma família que vive na zona rural. O pai promete ao filho que lhe dará de presente de aniversário ir ao cinema para assistir ao filme de Mazzaropi, alguns dias antes eles partem de casa em direção a cidade mais próxima que tenha um cinema, nessa empreitada o filme  mostra as dificuldades  do acesso à saúde, a crendice popular, o uso de ervas medicinais,  os movimentos sociais na zona urbana, o MST,a auto estima do homem do campo, a discriminação social e tem como pano de fundo as paisagens urbana e rural. Os pais se perdem do filho e enquanto procura ele visita um cinema que virou uma igreja evangélica e, entre latas de vários filmes, está o filme Jeca Tatu de Mazzaropi, ele ganha os rolos coloca em um saco e fica procurado o filho com essas latas na mão.
   Com esse filme poderíamos trabalhar diversos assuntos, tais como: Geografia, linguística, regionalidade, diferenças, costumes entre zona rural e zona urbana, a cultura de ambos os meios, uso de plantas medicinais e remédios industrializados, crendices populares e racismo.
   Antes de assistir ao filme seria explicado a turma as regiões do país, seus costumes, suas músicas. A geografia das regiões, seus modos de falar, como as pessoas se comportam na cidade e no interior.
Após assistirem o filme, seria feito um debate em sala de aula sobre o que viram e compará-lo-ia às vivências dos alunos. Poderíamos discutir sobre a origem do cinema, questionar sobre quem foi Mazaroppi, estimular a pesquisa sobre a história do cinema nacional, haja vista, que o filme trabalhado aborda costume populares, para serem apresentada em sala e escolhidos temas que seriam discutidos e comparados ao filme.  Finalizando com a demonstração de como se constrói um filme quadro a quadro e construindo um flipbook conforme as histórias criadas pelos alunos fundamentada na pesquisa realizada.


PLANO DE AULA


Público Alvo: EJA (equivalente ao 4º fundamental)

Objetivos: Discutir e fixar a origem do cinema, valorizando a cultura brasileira.

Conteúdo: História do cinema, produção de texto.

Interações : Música, teatro e cinema

Procedimento: A professora explica que a música, o teatro e o cinema tende a ser utilizados com maior frequência no cotidiano escolar, pois ajudam a facilitar o desenvolvimento das relações entre as pessoas e a autonomia por ser uma atividade estimulante. A professora propõe a criação de um flipbook.

Recursos didáticos : Folhas de papel sulfite, Tesoura, Grampeador, Fita adesiva colorida, Canetas hidrocor.

Realização

1 – Exibir o filme em sala de aula
2 – Fazer uma animação.
3 – Juntar  algumas folhas de papel, umas sobre as outras.
4 – Dobrar ao meio e cortar no vinco e repetir a operação até formar um bloco.
5 – Cortar para as extremidades ficarem iguais.
6 – Prender a borda superior com fita adesiva sobre os grampos para esconde-los.
7 – Cada um fará desenhos começando da mais curta.
8 – Seguir desenhando, simulando os movimentos, mudando a posição dos braços, corpo e pernas, simulando uma dança, ou uma caminhada.
10 - Para dar movimento ao desenho dobre levemente o bloco e vá soltando as folhas uma a uma rapidamente até chegar na primeira, dando a impressão que o boneco se movimenta.
11 – Explicar aos alunos que os filmes eram feitos dessa forma, quadro a quadro. Explicar que os flipbooks foram as primeiras formas de animação e depois contribuíram com o surgimento das idéias que originaram o cinema moderno. Feitos com desenhos, rapidamente os flipbooks passaram a usar fotografias que mostravam curtas historinhas. Em seguida começaram a surgir máquinas que, usando manivelas e cilindros montados com fotos facilitavam a visualização das animações. Essas máquinas, conhecidas como mutoscópios, eram colocadas em parques e centros de diversão e foram, de certa forma, os primeiros “cinemas” conhecidos, dando origem depois aos projetores. O primeiro flipbook foi criado em 1868, sob o nome de cineógrafo.

Avaliação

Observar apropriação dos alunos ao tema estudado e a participação dos aluno no processo de construção do flipbook, avaliando os critérios de criatividade, interpretação de texto e produção literária.



















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