visitantes

O Coco

Clique aqui para assistir


Sinopse

O Coco trata de uma dança típica do local que, embora seja uma das principais manifestações culturais daquele povo, não tem sido mantida pelas novas gerações.

Ficha Técnica 

Título Original: O coco
Origem: Brasil, 2014.

Direção: Luciano Mota
Roteiro: Luciano Mota.
Produção: Bruno Santos, Genicleiton Mota, Maria Fidelis, Lúcia Fátima e Luciano Mota.
Fotografia: Ismael Moura e Leonardo Paiva.
Edição: Ismael Moura.
Som: João Paulo Lima e Genicleiton Mota.
Classificação: Livre

Gênero: Documentário / curta metragem.

Elenco 

Manoel Aragão; Dona Alice; Joana Melo; Maria Fidelis; Antônio José Madeiro; Dodô; Dona Rita. 

PROPOSTA

   Esse curta metragem foi desenvolvido pelos próprios moradores da região e tem um potencial muito bom para fomentar debates. Aqui, baseados na Proposta Curricular para o primeiro segmento da EJA sugerimos este curta não apenas como um complemento da aula, mas também e principalmente como uma fonte problematizadora.
   Com ele podemos abordar Geografia, Português e  Artes. No entanto deixaremos como exemplo o uso em Geografia e Português.
   Após abordar os conceitos geográficos (Espaço geográfico, Paisagem, Território, Região e lugar), proporcione  momentos de leitura, diálogo e exposição sobre o conteúdo e a partir daí coloque em pauta aquilo que será o centro do debate: a globalização.
   Em duplas, os alunos recebem o texto A globalização da língua (texto 5 do caderno da EJA Globalização e trabalho)para que após a leitura em uma roda de conversa o professor comece a instigar um diálogo com algumas perguntas chaves “O que você entende por globalização?” “Como você enquanto cidadão a percebe em seu cotidiano?” “O quanto ela interage com os diferentes modos de vida?”
   No encontro seguinte faça uma introdução ao filme explicando sua origem e que ele servirá como uma das fontes para realizar a atividade (que pode servir como uma avaliação única ou parte de uma avaliação) ressaltando a atenção deles (os alunos) para os aspectos que já foram trabalhados em sala.

Após o filme, o professor expõe e retira dúvidas sobre a atividade individual abaixo:



  Disserte sobre o desinteresse das novas gerações da comunidade apresentada no curta pela dança tradicional coco de roda, procurando responder aos itens:
a.      Porquê isso ocorre?
b.      Qual a importância da dança para a comunidade?
c.       Na sua realidade ocorre algo parecido (uma tradição que perde força com o tempo)?
d.      Como você enxerga esse fenômeno?



O que foi trabalhado?


PORTUGUÊS


Argumentação e Debate


  • Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados;
  • Identificar a posição do outro em relação a diferentes temas tratados;
  • Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações;
  • Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição;


Narração e descrição:


  • Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais;
  • Descrever lugares, pessoas, objetos e processos;
  • Perceber imprecisões ou lacunas ao ouvir a descrição de lugares, pessoas,objetos e processos;



ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA

Reconhecer a si próprio e seus pares enquanto portadores e produtores de cultura, dotados de capacidade de ampliar seu universo de conhecimentos, valores e meios de expressão;


Referências:










Lembre-se que este é um blog de sugestões, não pretendemos ensinar receitas prontas. O professor deve sempre procurar adaptar os materiais disponíveis às necessidades de cada turma para um melhor desenvolvimento da aprendizagem.

Obrigado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário