
Título no Brasil:
Além da Sala de Aula
Título Original: Beyond
the Blackboard
País de Origem:
EUA
Gênero: Drama
Classificação
etária: Livre
Duração: 95
minutos
Ano de Lançamento:
2011
Direção: Jeff
Bleckner
Elenco: Emily VanCamp, Steve Talley e Timothy Busfield
SINOPSE
Baseado
em um história real, "Além da Sala de Aula" (ou "Além do Quadro
Negro") conta a história do primeiro emprego da jovem professora Stacey
Bess (a atriz canadense Emily Van Campque) que aceita a vaga de professora
temporária de uma escola de abrigo, uma sala de aula improvisada para crianças
de famílias sem teto nos Estados Unidos, impedidas de se matricularem na escola
regular.
A
escola é um depósito improvisado. As famílias vivem em alojamentos, trailers ou
até mesmo em carros. Crianças com fome e com várias idades, falta de livros e
carteiras em condições precárias são dificuldades enfrentadas pela professora.
Bess, mãe de duas crianças e novamente grávida, além de habilidade precisa se
superar em amor e dedicação.
"Além
da Sala de Aula" é um exemplo de dedicação, amor e desprendimento. Mas é
principalmente uma lição de esperança. É uma prova de que, superando obstáculos
e dificuldades, o estudo possibilita a esperança de que sim, é possível mudar a
vida de crianças carentes e suas famílias.
Na
vida real, os serviços prestados pela educadora Stacey Bess foi reconhecido por
diversos prêmios, incluindo o National Jefferson Award. Ela e seu marido estão
casados há mais de 30 anos e são pais de 6 crianças.
ANÁLISE PESSOAL
O
filme mostra muito bem que não basta ensinar as disciplinas tradicionais, tem
que acrescentar os ensinamentos de Ética e Cidadania e isto não é para
professores que gostam de dar aulas e sim para aqueles que entendem a escola
como uma instituição democrática e participativa. Burocracia, Governos, Órgãos
vinculados à educação são coadjuvantes perto do trabalho de um professor.
Além da sala de aula mostrou a realidade enfrentada por muitos professores, ora mais, ora
menos cruel. Mostrou que alunos - crianças ou não, são sujeitos e precisam ser
entendidos como um todo. Mostrou que temos sim muitos rótulos a desmistificar
na educação e muitos desafios tanto profissionais quanto pessoais. Nossos
alunos nos ajudam nisso diariamente, porque sempre é tempo de aprender e eu
aprendi com este filme.
O
filme permite uma reflexão, para os professores, diretores, pais, alunos,
sociedade, simplesmente todos que fazem parte do ambiente escolar, que mesmo
diante das dificuldades não podemos desistir de termos uma educação com
qualidade, e sim é possível. Aqui no Brasil temos muitas dificuldades para
vencer, mas, com a cooperação de todos, obteremos bons resultados.
ANÁLISE
PEDAGÓGICA
A
análise do material nos permite verificar quais os fatores que facilitaram o
processo ensino aprendizagem e os que dificultaram, bem como analisar se o filme
apresenta algum rótulo. E por último, quais as intervenções que deram certo e
as que não deram certo.
Minhas
anotações são as seguintes:
1.
Fatores que facilitaram o processo ensino aprendizagem
-
escola = lugar seguro?
-
família = porto seguro
-
políticas públicas = responsbilidade
-
colaboração/integração da comunidade
-
afetividade = ambiente saudável
2.
Fatores que dificultaram o processo ensino aprendizagem
-
violência doméstica
-
gravidez na adolescência
-
plano pedagógico estruturado
-
políticas públicas = falta de vontade política
-
estrutura da "escola"
-
nível social
-
clima competitivo
3.
Quais rótulos existentes?
Bruxa,
palerma, pobre, infância terrível
4.
Quais as intervenções que deram certo?
-
auxiliar de turma/aluno líder
-
aula de artes
-
trabalho sobre respeito
-
envolvimento dos pais
-
ensino de música
-
feira de ciências
PROPOSTA
DE ATIVIDADE PRÁTICA
Como
atividade de sala de aula poderia ser proposta uma aula aberta onde cada aluno
pudesse relatar seus problemas (familiares, emocionais, etc) e dificuldades que
acham que possam atrapalhar seu desempenho na escola. A partir de cada relato
voluntário os demais alunos e professor poderiam sugerir estratégias e/ou
propor ajuda aos problemas apresentados. Dessa forma, existiria uma possibilidade de surgir uma rede
de solidariedade na sala de aula, o que favoreceria a interação entre todos e,
consequentemente, favoreceria o aprendizado dos alunos.
O que foi trabalhado?
Estudos da Sociedade e da Natureza
- Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, dedo educando senhos ou dramatizações, valorizando positivamente sua experiência de vida;
- Estabelecer uma relação empática e solidária com os colegas, respeitando as diferenças socioculturais, de gênero, geração e etnia presentes no grupo;
- Ordenar cronologicamente fatos significativos da vida pessoal, empregando unidades de medida do tempo (anos, décadas, meses) e estabelecendo periodizações pertinentes (infância, adolescência etc.);
Referência
Adorei sua análise parabéns!!
ResponderExcluirUm filme muito lindo.Motivador para os futuros professores.Que apesar das dificuldades ela não desistiu.E transformou o ambiente e os alunos.
ResponderExcluirEu mim nessa professora,o meu primeiro emprego fui trabalhar no projeto de erradicação do trabalho infantil, com crianças com idades diferentes e história abandono da sala de aula. A sala de aula toda destruída pelos alunos, móveis quebrados, sem material didático. Tiver Vantade de desistir, mas logo pensei esse é meu sonho ensina as crianças não importa as situações. Vou muda essa situação pintei aquela sala toda picada,decorei as paredes com desenhos freses de incentivo com ajudar dos alunos. Cartaz com regras, objetivos, um jardim, uma horta comunitária. E logo os roubos acabou a depredação, e todos cuidavam da sala de aula. Foi 3ano na quelas escolar, engravidei trabalhei até os nove meses. Tem boas lembranças.
Excluirexcelente parabens
ResponderExcluirPara mim vi uma professora comprometida em realizar seu objetivo é conseguiu, em meio tantas dificuldades.
ResponderExcluirO filme para mim ,foi além de uma aprendizagem como educadora e sim uma grande lição de vida.
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